IDEB 2019: Escola Municipal de Piquerobi ultrapassa a meta do IDEB projetada para 2021

Publicado em: 17/09/2020 16:39 | Autor: Robson Xavier

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em umsó indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade daeducação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado apartir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias dedesempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).O IDEB agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade deresultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidadeeducacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, quetem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 ? valor que corresponde a umsistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.A EMEF Profa Maura Aparecida Dassie Vergani, por sua vez, atingiu nota 7,1 no IDEB,divulgado na nesta terça feira (15) pelo Ministério da Educação. Com o resultado, a metaprojetada (6.1) para 2021 já foi cumprida.A Secretária de Educação, Rosimeire Vargas dos Santos Lucheta, lembrou que a escola ficouacima da média em todas as edições do IDEB e destaca o envolvimento dos educadores egestores ao longo do processo como determinante para o desempenho atingido pela escola."Celebramos o resultado alcançado pela nossa escola. A escola avança porque têmeducadores envolvidos na construção de todo o processo educacional. Só tenho a agradeceraos professores, gestores, funcionários, pais, estudantes e administração municipal. Cada umdesempenhou brilhantemente o seu papel para que pudéssemos atingir este patamar. Isso nosmotiva a buscar cada vez mais, estabelecer novas metas, elaborar plano de ação e ousar... poistemos um grande desafio para os próximos anos: superar os reflexos causados por esseperíodo tão difícil em que a educação precisou reinventar-se. Precisamos traçar caminhos paraqualificar ainda mais o ensino e minimizar os prejuízos pedagógicos impactados pela pandemia.Não se faz uma boa educação sem professores e uma equipe comprometida. O IDEB temapontado resultados positivos, mas não podemos nos acomodar com os resultados, temos quenos manter focados para termos resultados ainda melhores. Finalizou Lucheta.