Prefeitura inaugura Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família no Assentamento São José da Lagoa

Publicado em: 26/03/2019 10:14 | Fonte/Agência: Wellington Costa | Autor: Wellington José Pelegrino Costa

A Prefeitura Municipal de Piquerobi inaugurou na tarde da última sexta-feira (22), mais uma Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que recebeu o nome de ?Bruno Ribeiro?, e está localizada no Assentamento São José da Lagoa, no bairro Ribeirão Claro (Buzo). A unidade atenderá uma demanda local da zona rural do município, que compreende um atendimento de aproximadamente 600 pessoas que residem nos assentamentos São José da Lagoa, Santo Antonio, Santa Rita e demais adjacências.O evento contou com a presença de autoridades locais como o Prefeito Municipal, Valdir Aparecido Lopes (PMDB), o Vice-Prefeito, Augusto de Brito (DEM), a secretária municipal da saúde Adriana Crivelli, os vereadores Jose Vergani (PMDB), Higor Gonçalves (DEM), Gilberto Bonini (PSDB), Joelma Santos (PT), Arnaldo Alves (PSDB), Manoel Costa (DEM), servidores públicos e a população em geral. Também estiveram presentes na inauguração, o assessor do deputado estadual Ed Thomas Clayton Santos, a articuladora da atenção básica Maria Helena Morais, os médicos Nilton Broxado Netto e Sihara Blini Signori e os demais membros da equipe.Em seu discurso o prefeito relata o sentimento de satisfação em poder inaugurar a Unidade, com o apoio do vice-prefeito e demais membros da gestão municipal. ?Sentimento de dever cumprido, uma vez que a gente promete alguma coisa lá atrás, devemos cumprir, e na minha gestão e do Augusto conseguimos realizar esse desejo. O Augusto é um grande parceiro, sempre está ao meu lado. É uma pessoa super competente que me ajuda muito, inclusive me ajudou até nos últimos momentos em algumas coisas, alguns detalhes aqui na obra, o Augusto vinha aqui no final de semana deixando a sua casa, sua família e seu lazer para acompanhar o andamento da obra, a  gente tem que frisar bem isso aí. Enfim, missão dada é missão cumprida e logo estará funcionando tudo perfeitamente?, disse.A construção da ESF foi contemplada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde que contou com um investimento de R$ 408.000 (quatrocentos e oito mil reais), somado a mais R$ 100.000 (cem mil reais) empreendidos com recursos próprios do município na construção da obra. Para o morador do assentamento São José da Lagoa, Evandro Barbosa Menezes, conta sobre o seu sentimento em poder ter um posto de saúde no seu bairro. ?Eu me sinto muito confortável. É bom você ter o atendimento aqui, pois não precisamos mais se deslocar saindo de madrugada para ser atendido pelo médico na cidade?, ressaltou.Na Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família ?Bruno Ribeiro?, possui consultórios, consultório odontológico, sala de observação, sala de espera, cozinha e entre outros. No local haverá coleta de sangue, pequenas cirurgias, curativos e uma farmácia bem ampla e estruturada com vários tipos de remédios para atender as necessidades das pessoas.     De acordo com a médica Sihara Blini Signori que atenderá na ESF, relata sobre suas expectativas e das estratégias de fazer o local dar certo. ?As nossas expectativas e de toda equipe é da gente conseguir fazer funcionar realmente como uma estratégia. Nós podemos ter os atendimentos agendados para o paciente não perder consulta, para o paciente não perder exame, para todos os exames serem realizados aqui, para dar uma assistência e promover a saúde que é a ideia da estratégia?, disse.