Piquerobi homenageia o dia do Trabalhador Rural

Publicado em: 12/07/2018 15:59 | Autor: Victor

Afinal quem já ouviu aquela frase? "Se você se alimentou hoje agradeça ao produtor rural".Prefeitura Municipal de Piquerobi em parceria com a CATI (Coordenação de Assistência Técnica Integral) celebrou a comemoração do "Dia do Produtor Rural" data comemorativa do dia 28 de julho. Com presença de Felipe Melhado, diretor EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural de Pres. Venceslau), foi ministrado homenagens a esses que do campo traz o sustento da mesa familiar.Neste ano em especial, o produtor Antônio Moura foi o homenageado entre as honras do município.Antônio Moura Natural de Itabaiana/SE, nasceu em 12 de novembro de 1933. Estudou até a antiga 3º série do primário. Migrou para São Paulo aos 19 anos em um pau de arara. A viagem demorou 8 dias, período em que sua mãe veio a falecer. No dia 02 de fevereiro de 1952 pegou o trem para Pres. Bernardes, permanecendo neste Município por 10 anos, sempre trabalhando na roça.Nesse período conheceu sua esposa Dona Belira dos Santos. Casaram-se no dia 21 de julho de 1956. O casal teve 14 filhos, sendo 8 homens e 6 mulheres. No ano de 1961 mudou-se para Piquerobi onde arrendava terra para o plantio de algodão na Fazenda Santa Rita, Fazenda Boa Vista, Fazenda Santa Terezinha, Fazenda do Sr. Manoel Gomes, Fazenda Vista Alegre, Fazenda Queirós, totalizando 25 anos de trabalho na roça. Após esse período passou a morar na zona urbana onde trabalhava como bóia fria. E você pensa que ele deixou de trabalhar? Claro que não! No momento cultiva verduras que comercializa na feira livre municipal e pelas ruas da cidade. (DEAK, Luiz)Levando em consideração o trabalho e crescimento do homem do campo, em palavras o Prefeito Valdir Aparecido Lopes (Dudu) parabenizou a todos os trabalhadores rurais presente e os não presentes. A homenagem se estendeu aos produtores mais jovens e os mais antigos da cidade entre eles os feirantes, "Ivone Vieira, Sebastião Nascimento, Edivaldo Nunes, Ângela Martins dos Santos, José Ferreira Dias, Adriana Lopes, José Amilton, Adriano Luquesi, Erenildo Nonato Rocha, Luiz Antônio da Silva Antônio Moura, Sônia Angelina Soprani dos Santos".Em nota o zootecnista Luiz Guedes Deak Junior,deixa claro que é gratificante o contato com o produtor rural. Trabalho ministrado por ele, que vai desde conselhos técnicos sobre a produção agrícola, até orientações, conselhos e motivações, levando em consideração que o produto rural se trata da renda mensal de muitos produtores. Para o produtor Sebastião Nascimento, "É importante o contato com profissionais da área, além de esclarecer dúvidas se tornam pessoas presentes no dia-a-dia e no crescimento de nós produtores" deixando claro estar satisfeito com o trabalho da CATI, além do incentivo da Prefeitura para com a feira municipal (as quintas-feira), atividade que a anos não era realizada no município. Além da autoridade do senhor Prefeito Valdir Aparecido Lopes, esteve presente também o Vice-Prefeito Paulo Cesar Vergani (Cebolinha). O Presidente da Câmara Municipal, José Vergani Neto.Os vereadores, Gilberto Bonini,Amilton Lopes. Cerca de 150 pessoas pessoa compareceram na homenagem. Weverson Nascimento Assessoria de Imprensa Municipal.